-
Arquitetos: Richard Meier & Partners; Richard Meier & Partners
- Ano: 2016
-
Fotografias:Roland Halbe, Scott Frances
-
Fabricantes: Alumayer, BASWA acoustic, Doortec, Pietrelli Porte, Porcelanosa Grupo, Schüco, Urbatek
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Rothschild Tower é uma simples e elegante torre residencial que pousa levemente sobre uma base comercial. O design do projeto foi inspirado em princípios pautados pela Bauhaus, como a funcionalidade, a economia de meios e a utilização de materiais modernos produzidos em larga escala, além é claro, de uma modularidade que se repete. As considerações fundamentais que deram forma a este edifício são: a qualidade da iluminação natural no interior das unidades, as vistas para a cidade e o mar, a organização eficiente dos espaços "sociais" e de "serviço" em torno do núcleo vertical, e a relação do edifício com o entorno construído em Rothschild Boulevard.
Reynolds Logan, projetista associado e responsável pelo projeto, comenta: "A torre, em cada uma de suas partes, foi projetada reconhecendo o papel do cidadão para com o espaço urbano, propondo atividades de diversas escalas no embasamento e o corpo da torre e de sua cobertura como referência na paisagem da cidade. A torre é deliberadamente levantada acima do nível da rua por um gracioso piloti, com uma parede ondulada de vidro em referência à importante interseção entre o Rothschild Boulevard e a Rua Allenby. A transparência e a ampla abertura do lobby no térreo, o jardim e a área comercial também contribuem para a composição de uma paisagem vibrante".
A leveza e a transparência da torre e de sua base foram objetivos fundamentais deste projeto, não somente para minimizar a escala do edifício no contexto urbano do bairro ou para contrapor-se às torres espelhadas sem escala da cidade, mas principalmente, para expressar o otimismo, a abertura e a energia do caráter mais moderno de Tel Aviv. As delicadas lâminas do brise configuram-se como um elegante "véu" branco, inspirado nas peças ventiladas de proteção do mais tradicional vestuário do Oriente Médio. Ele o define e dissimula ao mesmo tempo, tornando-se um filtro entre a distinção da imagem pública do edifício e a privacidade no seu interior. Estes elementos de controle solar servem também para protegem a delicada pele de vidro transparente, e têm precedentes arquitetônicos locais nos onipresentes "treeseem", as persianas de correr que protegem varandas ao ar livre ou espaços negativos tão comuns nos edifícios existentes da Bauhaus em Tel Aviv.
"A transparência e as questões relacionadas a implantação e acessibilidade merecem total respeito de acordo com a situação de cada projeto, especialmente em ambientes urbanos densos. Reconhecemos a natureza paradoxal do equilíbrio entre essas questões e, na Rothschild Tower, a tela delicada funciona como um elegante véu branco inspirado pelas tradições locais. Ele o define e dissimula ao mesmo tempo, tornando-se um filtro entre a distinção da imagem pública do edifício e a privacidade no seu interior", afirma o Sr. Logan.
Os espaços comerciais e o lobby do edifício são livres e acessíveis à todas as ruas da vizinhança. Atrás da torre, uma antiga galeria comercial está sendo restaurada para promover ainda mais a integração do edifício e seus moradores com a vida do bairro.
Na escala da cidade, a leveza e a transparência da torre irão distingui-la dramaticamente das demais torres de vidro reflexivas e pesadas. Talvez ela possa inspirar abordagens mais "acessíveis" para grandes edifícios deste tipo no futuro.